Logo
Sobre nós

Observatório Brasileiro da Enfermagem: Um espaço de produção em saúde e Enfermagem

Sobre a OBEnf

O Observatório Brasileiro da Enfermagem (OBEnf) surge como um espaço inovador e dinâmico dedicado a reunir, sistematizar e disseminar dados, práticas e conhecimentos relacionados à enfermagem, consolidando-se como uma iniciativa estratégica para fortalecer o SUS e a qualidade dos cuidados em saúde. A enfermagem brasileira representa a maior força de trabalho do Sistema Único de Saúde, com mais de 3 milhões de profissionais registrados. Nos serviços de saúde, constitui cerca de 70% do total dos profissionais de saúde. Destaca-se, que essa equipe é composta majoritariamente por técnicos e auxiliares de enfermagem, que representam 76% do total, enquanto apenas 24% são ocupados por enfermeiros com formação universitária.

Esses profissionais exercem funções essenciais no cuidado, na gestão e na educação em saúde, acompanhando a população em todas as etapas da vida, desde o nascimento até os cuidados de fim de vida. Entretanto, informações estratégicas sobre o perfil, desafios e conquistas da enfermagem ainda se encontram dispersas e fragmentadas, dificultando a formulação de políticas públicas mais eficazes. Nesse contexto, o Observatório surge para centralizar e organizar esse acervo, tornando-o acessível e relevante para profissionais, estudantes, gestores e para toda a sociedade.

Idealizado e estruturado pela ABEn Nacional, entidade da sociedade civil que há quase cem anos atua na promoção do desenvolvimento técnico, científico e político da enfermagem, em parceria com a Fiocruz, que é uma instituição de mais de 125 anos dedicados à saúde, ciência e tecnologia, e que tem criado e abrigado diversos Observatórios na saúde. O Observatório Brasileiro da Enfermagem consolida o compromisso de defender direitos, fortalecer a categoria e contribuir para o aprimoramento do SUS. O portal prevê a disponibilização de uma ampla variedade de recursos e ferramentas, como acesso a dados, estudos, pesquisas, boletins informativos, infográficos e dashboards, além de seminários, palestras, podcasts temáticos e publicações científicas.

O OBEnf atua em vários eixos estratégicos, entre eles estudos acerca do processo de trabalho em enfermagem, a valorização da educação e formação, o incentivo à produção de conhecimentos e tecnologias. Com o propósito final de promover uma comunicação eficaz entre profissionais, pacientes, familiares, comunidade científica e sociedade em geral. Todas as atividades respeitam rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), contando com sistemas de login, senha, código de conduta e manuais de utilização, garantindo a ética e a segurança no uso das informações.

Além disso, o Observatório estimula a participação ativa da comunidade. Por meio do portal, profissionais podem compartilhar experiências, contribuir com dados e relatos práticos, acessar sumários de evidências e se integrar a uma rede de colaboração voltada para o avanço da enfermagem e da saúde no Brasil.

Dessa forma, o Observatório Brasileiro da Enfermagem se consolida como uma referência nacional, promovendo conhecimento, valorizando a prática profissional e contribuindo para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes, reafirmando o papel central da enfermagem na promoção da saúde e no cuidado à população brasileira.

Eixos do Observatório Brasileiro da Enfermagem

Ícone do OBEnf

Eixo 01: Processo de Trabalho em Enfermagem

Prevê a realização e articulação de estudos, com abordagem colaborativa que busquem fortalecer os pontos fortes da enfermagem, identificar fragilidades e destacar práticas bem-sucedidas, especialmente onde a enfermagem é a principal força de trabalho. Visa contribuir para o aprimoramento dos cuidados prestados, reconhecendo o comprometimento dos profissionais e a importância da educação permanente. Enfatiza, também, a necessidade de mapear onde atuam os enfermeiros e incentivar pesquisas que comprovam o impacto positivo de suas práticas na qualidade do cuidado em saúde.

Ícone do OBEnf

Eixo 2: Educação e Formação em Enfermagem

Busca analisar e aprimorar as políticas educacionais e práticas de ensino na formação dos profissionais de enfermagem, desde o nível técnico até a pós-graduação. Tem como objetivos avaliar políticas públicas, a qualidade e o acesso à formação, identificar desafios, debater a privatização do ensino, defender uma educação de qualidade — pública e privada —, incentivar parcerias entre instituições e desenvolver propostas de melhoria por meio da divulgação e compartilhamento de informações.

Ícone do OBEnf

Eixo 3: Produção de Conhecimento e Tecnologias

Foca na produção de conhecimento e tecnologias em enfermagem, por meio de pesquisas, desenvolvimento e disseminação de inovações que aprimoram a qualidade do cuidado, a segurança do paciente e o desempenho profissional. Busca investigar continuamente tecnologias e inovações de cuidado, em saúde, digitais e assistivas — englobando práticas, métodos, ferramentas e dispositivos que promovem o bem-estar de pacientes, famílias e comunidades.

Ícone do OBEnf

Eixo 4: Comunicação e Informação em Enfermagem

Processo dinâmico e interativo de troca de informações, ideias e experiências entre profissionais de enfermagem, pacientes, familiares e equipe de saúde, com o objetivo de promover cuidado de qualidade, segurança do paciente e desenvolvimento profissional. Busca reunir, analisar e divulgar dados e conhecimentos que apoiem a tomada de decisões, aprimorem a prática clínica, estimulem a inovação e valorizem o trabalho e a produção dos profissionais de enfermagem.

Participe do Observatório Brasileiro da Enfermagem

- Acesse nosso Portal: descubra os produtos e serviços que oferecemos, como relatórios de pesquisa, artigos científicos e recursos educacionais.

- Junte-se à nossa Comunidade: compartilhe suas experiências e conhecimentos e contribua para o fortalecimento do SUS e da Enfermagem brasileira.

Estamos aqui para juntos construir e trabalhar para o desenvolvimento da Enfermagem e melhorar a saúde no Brasil